Novas Noticias :
Home » » Medicina na Bolívia

Medicina na Bolívia

Written By Allan Bahls on 10 de nov de 2011 | 19:48

Eu sou estudante de medicina na Udabol - Bolívia, nesse post irei falar da Udabol e um pouco das faculdades mais procuradas pelos brasileiros em Santa Cruz, das dificuldades que nós brasileiros passamos aqui, o preconceito com as faculdades bolivianas e consequentemente com nós. Estarei também postando algumas imagens, vídeos e informações necessárias que possam de alguma maneira ajuda-los.
Para alguma duvida deixe um post com a sua pergunta que tentarei responde-la.


A Língua
Concertesa essa é umas das maiores preocupações dos brasileiros.
E até hoje conheci apenas um brasileiro que fala um castelhano fluentemente, e esse pessoa ainda é filho de boliviano. ;S
Mais da metade dos brasileiros que vem a Bolívia não fala nada de castelhano, sabe nem os dias da semana, eu mesmo, até hj, não falo "porra" nenhuma. Mas eu nunca tive problema nenhum por causa disso, não falo um castelhano fluentemente, mas aprendi me comunicar sem problemas. E na faculdade não precisa se preocupar, você entende oque os doutores falam ainda na primeira aula se duvidar, Medicina é língua universal! E os doutores também estão acostumados com os brasileiros, mais da metade de todas as turmas de medicina, são formados por brasileiros, e  não conheço nenhum brasileiro que tenha desistido de estudar na Bolívia porque não conseguiu se acostumar a língua, até na leitura tu se acostuma na primeira lida. Mas claro, muitos brasileiros tem dificuldade de se comunicar com outros bolivianos, mas isso já uma coisa aparte, dando um jeitinho tu consegue oque quiser sem precisar de se comunicar muito. ;D
Eu te garanto que a língua será o menor dos seus problemas.
Afinal tu não está vindo para a Bolívia para aprender outra língua, mas sim, MEDICINA!

Qual é o custo de vida em media na Bolívia ?
O custo médio de vida na Bolívia gira em torno de:
Alimentação   60 dólares 
Aluguel de uma kit net 100 dólares 
Transporte 15 dólares  
Mensalidade da universidade UDABOL e UCEBOL 125 dólare, Universidad Catolica 250 dólares.
 Então basicamente com 300 dólares tu passa o mês aqui na Bolívia, mas muitos vão dizer que isso é uma ilusão e não sei oque, que não da para viver com menos de 1000 reais por mês na Bolívia. Sabe com quantos eu passo o mês aqui ? com 700 reias, com estes 700 pago meu aluguel, mensalidade e minha alimentação durante o mês todo, e fica apenas nisso tambem, não tenho o luxo de sair a uma pizzaria frequentemente, ou sair com os amigos no cinema, vou muito raramente comer uma pizzar ou ir no cinema, só quando realmente sobra um dinheirinho no final do mês e com o "cambio" alto. Minha vida basicamente é isso tambem, Casa e Universidade, mas eu não reclamo.

A qualquer epoca do ano tem Apartamentos para alugar?
Esse ano todo que passei aqui sempre teve Apartamentos ou um quarto para alugar. 
Acho que isso não é um problema, direto estão construindo novos AP's, acham tambem muitas casas para alugar onde um grupo de amigos, e até mesmo famílias brasileiras vem a procura dessas casas para dividir aluguel.
É o preço pode variar desde os 100 dolares até mais de 1000 dólares.
Os mais comuns são os de 200, 250 dólares, incluso agua, luz, Internet e TV a cabo e  próximos as Universidades.
Se acha muito tambem de 100 dólares, mas são um pouco mais afastadas das Universidades, e fora TV a cabo e Internet, e sem banheiro,  apenas um quarto vazio.
Eu pago 100 dólares no meu quarto, com energia e agua incluso, é um bom quarto, estou uns 20 minuto de a pé da faculdade e uns 10 ou 5 minutos de micro(circular).
Alimentação
A comida aqui realmente é muito barato. Com 10 reais tu dorme com a pança cheia, é o suficiente para almoçar e jantar em um dia, tomando Coca-cola ainda.
Perto aqui de onde eu moro,  servi um almoço de 2,50 reais, com direito a uma sopa ainda.

Transporte
Com 10 reias tambem  tu vai para qualquer lugar de táxi. Se tu pagar mais que 10 reais, acredite já tão roubando você.  :D
Para andar de micro(circulares) são menos de 50 centavos, e estudantes pagam 25 centavos.

Então o custo de vida aqui depende muito da onde a pessoa vai ficar, quantos vai pagar no aluguel e tal. 
Depende muito da pessoa, do quanto ele pretende e pode gastar, oque vai fazer e etc.
Não precisa de muito para viver aqui, mas tem muitos engraçadinhos que torra o dinheiro dos pais em festas e bebedeiras, dando despesas bem altas.
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA Para Universidad.
Histórico escolar e certificado de conclusão do 2 º grau
 Certidão de nascimento
 Visto de permanência anual de estudante
 Foto 3X4
 Passaporte 

NOTA: Toda esta documentação de origem estrangeira deve ser legalizada nos seguintes órgãos:
  •  Ministério da Educação  Brasil
  •  Embaixada o consulado da Bolívia  Em Brasil
  •  Ministério das Relações Exteriores em Brasil
  •  Ministério das Relações Exteriores y Culto (da Bolívia)
Para ficarem prontos esses documentos todos, contando ida e volta a Brasília, são em media 1 mês ou 2 meses. E esses documentos tem que ser levados pessoalmente ao consulado boliviano no Brasil, não pode ser via correio com se faz ao envia pra Brasília.
E é um trabalho muito chato mexer com esses documentos, e não pensa que vai se livrar de gastos, porque você terá, e pode até ser altíssimos, para pegar o selo do consulado boliviano tem que fazer um deposito no Banco do Brasil, não me lembro direito do valor, mas é entorno de uns 150 à 200 reais para deixar uma certidão de nascimento, certificado e histórico escolar tudo pronto.
tambem tem o problema de não ta tudo certo os carimbos de Brasília, do MEC e do ministério das relações, e se não tiver certo, eles não dão os selos, e tu terá que mandar de novo para Brasília, mesmo que esteja faltando só uma assinatura.
 A questão de traduzir esses documentos pode ficar por aqui mesmo, que será muito mais barato que fazer no Brasil.
Existe tambem muitas empresas por aí que dizem fazer tudo para você, legalizar a os documentos, passagens, e a matricula na faculdade. Mas tome cuidado, quando estava vindo, conheci uma mulher que disse que tinha contratado uma dessas empresas para fazer tudo isso por uns 1000 reais para a filha dela, e quando já estava na Bolívia, dentro da faculdade para entregar a documentação, descobriu que os selos que estavam nos papeis dela eram falsos. E ela me falou que teve que desembolsar mais 1000 reais para legalizar essa documentação, tendo que mandar tudo para Brasília.

Documentação Para Serviço de Migração Boliviano:
  • Passaporte vigente ou RG; 
  • Certidão de Nascimento ou casamento (somente cópia autenticada);
  • Certificado de antecedentes criminais (pode ser requerido na Bolívia pela INTERPOL);
  • Declaração Jurada de antecedentes criminais (Pode ser expedida pelo Consulado Brasileiro na Bolívia);
 Custos:
  • Serviço de Migração para o visto de 2 anos- Bs. 912,00 (Aproximadamente R$ 215,00);
  • Interpol - Bs. 100,00 (Aproximadamente R$ 25,00);
  • Taxa com consulado Brasileiro - U$ 5.00 dólares (Aproximadamente R$ 9,00).
Para mais informações http://www.migracion.gob.bo/page/esp/inicio.php

Lembrando que agora com esse visto de 2 anos, ganhamos muito mais direitos aqui na bolivia, alem de estudar podemos até trabalhar, coisa que com o visto de 1 ano não pode. E após vencer esse visto de 2 anos, você pode renova-lo para um visto permanente, enquanto que de 1 ano você tera que renovalo ano pós ano e consequentemente, aumenta os seus custos.

Como vocês poderam perceber, escrevi tudo isso relacionados a minha experiência vivida por aqui, não foi nada facil, e a minha vinda para Bolívia não foi algo muito planejado, meio que decidi na ultima semana e vim assim mesmo e por isso passei mais de 6 meses até minha documentação ficar realmente tudo pronto, tive que contratar um Advogado da faculdade, se não eu teria minha matricula trancada. Tirar o visto de permanência tambem não foi nada facil, foi 3 ou 4 meses seguidos tendo que em um lugar, depois em outro para arrumar esse visto, e por fim tive que paga quase 300 reais para tirar o visto de permanência de dois anos.  Os gastos iniciais tambem foram bem altos, quase 2000 reais para mobiliar o meu quarto, comprando  cama, frigobar, mesa, cadeira, ventilador, coxão, guarda-roupa, enfim...
Eu recomendo que quem tem interesse de vim estudar na Bolívia, planeje primeiro, providencie para que a documentação fique o mais rápido possível, e converse com quem já esteja aqui, e tome muito cuidado, afinal Bolívia é um outro país.
 E para terminar essa parte, gostaria de relembra-los  que não existe só Medicina na Bolívia, existe muitos outros cursos bons, e é um dos mais procurados pelos brasileiros tambem são: Engenharia Petroleira e Arquitetura, e a mensalidade desses cursos são quase a metade da de medicina., menos de 100 dólares.


As 4 faculdades mais procuradas em Santa Cruz pelos brasileiros são: Udabol, Ucebol, Universidad Catolica e Unifranz. 

Lista de Algumas Universidades de Medicina de Toda Bolívia.
Divulgue esse artigo :

75 comentários:

  1. Post muito bom! Muito obrigado :) B.R.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu post. kkk Morri de rir

    ResponderExcluir
  3. Vlw :D, qualquer duvidas é só perguntar.

    ResponderExcluir
  4. Olá galera,gostaria q vcs tirassem algumas dúvidas minha.Eu já arrumei ap para morar;também já estou tirando os docs e em breve irei tirar o passaporte,mas tenho umas dúvidas,até quando posso fazer minha inscrição na Udabol de Cochabamba?a carta de solvencia posso deixar pra tirar,quando chegar na Bolívia?
    Desde já agradeço...

    ResponderExcluir
  5. Olá Thiago, então você esta indo para Cochabamba? Só fazendo uma Observação, caso você não saiba, mas a carga horaria da Udabol das Sedes de La Paz, Cochabamba y Oruro é de 10,780 horas académicas e na Sede de Santa Cruz é de 11,873 horas académicas.
    -
    E sobre a questão da inscrição, a Udabol de Cochabamba não tenho certesa, mas a Udabol de Santa Cruz as inscrições iniciaram agora no dia 28 de novembro, creio que não deve ter muita diferença da de cochabamba, e as incrições(tanto de Santa Cruz ou de Cochabamba) vai até o utlimo dia que começarem as aulas.
    -
    A carta de solvência é bom tira-la ainda quando estiver no Brasil, já que você tera que enviala tambem para Brasilia.

    ResponderExcluir
  6. Oi brall,também vou pra Cocha em fevereiro e estou de plano estudar na Udabol,mas agora,depois do último post seu fiquei em dúvida em qual faculdade estudar.Então me diz qual a melhor faculdade com a melhor carga horária de cochabamba?
    Desde já agradeço e gostaria de parabeniza-lo,por vcs terem este trabalho sem fins lucrativos,ajudando assim,futuros estudantes q querem estudar na Bolivia.

    ResponderExcluir
  7. Muito Obrigado Daniel, fico feliz de pode estar ajudando alguem. :D.
    Eu passei muitas dificuldades ao vim, até hj estou arrumando minhas papeladas. Agora mesmo, acabei de chegar da Migração, paguei mais uns 150 reais para retirar o meu carnet de extranjeiro. São coisas assim que não tem como evitar, mas é bom deixar as pessoas sabendo das coisas que vão enfrentar e que não é simples a vinda para a Bolívia, pois quando eu cheguei aqui não fazia ideia que iria ter que fazer tudo isso que já fiz e que ainda estou fazendo.
    -
    Agora vamos a sua pergunta.
    A Udabol tem a sua maior força na sede de Santa Cruz, agora no final de novembro vai até receber a visita do MERCOSUR para ser acreditada. Isso vai ser uma coisa muito boa para nós, pois ira aumentar o reconhecimento internacional, entretanto isso é só para as carreiras de medicina e odontologia da Udabol Santa Cruz, caso voce quiser saber um pouco mais da visão e missão da Udabol acesse esse endereço https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0BwBaHV4xzJSwMmVmMDlmNzktYzEwMC00MjdlLWEzMWEtMDE4MTYwYTU3ZDU4&authkey=COyAwukC&hl=en_US&pli=1
    É da Udabol, contem tambem a carga horaria das suas sedes e a modalidade de ensino.
    Infelizmente não conheço muito de Cochabamba, mas sei que a Udabol de lá tambem tem muitos brasileiros e muitos brasileiros se transferem para lá, ja que o custo de vida de cochabamba é ainda mais barato que de Santa Cruz, mas a carga horaria de cochabamba é menor. Uma faculdade muito bem falada de Cochabamba é a UNIVALLE http://www.univalle.edu/, eles tem até um hospital proprio, e um Campus bem grande.

    ResponderExcluir
  8. Daniel, estive a conversar com alguns amigos bolivianos aqui, e eles disseram que a UNIVALLE é a maior de Cochabamba, e tem um dos maiores campos de toda a Bolivia.

    ResponderExcluir
  9. Olá galera,nessa semana estou indo autenticar os meus docs,aki mesmo no fórum da minha cidade.Quero saber se é necessário ir em Brasília pessoalmente para levar estes docs no MEC e no MRE,ou posso mandar pelo correio?se eu estou começando errado,gostaria q vcs me orientassem como devo fazer para q mais rápido possível eu possa estar com estes docs em mãos
    Estou desesperado não sei por onde
    começar.Ajude-me por favor!!!

    ResponderExcluir
  10. Ola Wesley, amigo se tu pretende vim no primeiro semestre de 2012, não precisa se preocupar, pq tem tempo. Só tome o cuidado de autenticar esses documentos certinho e mandar umas 3 copias pelo menos de cada papel, porque o pessoal as vezes esquece de carimba um e de assinar outro, aí mandando uns tres e pelo menos um tem q voltar todo carimbado e assinado... entende?, e não precisa ir pessoalmente em Brasilia, pode enviar pelo correio e procure mandar com um destinario especifico em brasilia, com o nome de alguem de lá de dentro no seu envolope, pois assim o trabalho costuma ser agilizado mais rapido. Ida e volta leva em torno um mês, mas dizem que se mandar por Sedex, os papeis voltam ainda na mesma semana. E para receber os selos do consulado boliviano, aí você tem q ir pessoalmente, ou mandar alguem por você, tanto faz, só nao podem chegar por correio esses papeis no consulado boliviano.
    Espero ter ajudado :D

    ResponderExcluir
  11. Wesley, só mais uma coisa, como você sabe eses papeis tem q ir no MEC e no MRE, certo? Entao portanto você ira mandar primeiro para o MEC, e depois quando voltar do MEC tu ira mandar para o MRE, e depois levar os papeis no consulado boliviano e depois é só vim pro abraço... auhsau, mas ainda tera que fazer umas outras coisas aqui dentro da Bolívia com esses papeis... ;S

    ResponderExcluir
  12. vc pode me passar seu msn; preciso tirar algumas duvidas com vc ;)
    Grata
    Mayana santos
    me add no msn:maay_santosp@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Esta adicionada no msn, se preferir pode adicionar no facebook.
    http://www.facebook.com/AllanBahlss
    e deixe um mensagem ao adicionar, dizendo que me adicionou aqui do blog e tal... só para mim saber quem é.

    ResponderExcluir
  14. Vcs saberiam me dizer qndo começam as incriçoes na Upal(Cochabamba)?
    A carta de solvencia posso deixar pra tirar,qndo estiver ai´na Bolivia?

    ResponderExcluir
  15. Se eu for pagar hoje,uma faculdade ai na Bolivia en reais,quanto eu pagaria?
    Quais os procedimentos para tirar os documentos?No meu caso,como estudei em colégio na modalidade formaçao geral(não ofereçe diploma)O q eu devo fazer,já q o MEC exije o diploma?

    ResponderExcluir
  16. Gostaria de saber,se tem como vc informar pra mim,q docs sao necessarios levar para o MEC,MRE e Consulado boliviano.Agradeço muito se puder me ajudar!

    ResponderExcluir
  17. Lucas, eu não sei quando começa as incriçoes na upal, no entanto a grande maioria das faculdades privadas da bolivia ja iniciam em novembro, ou seja, a maioria agora ja estão fazendo as inscrições.
    Em relação como a carta de solvencia, é como eu diz ao Thiago acima. É bom tirar ainda no Brasil, já que você tem que envia-la pra Brasilia. Mas atualmente, com umas novas leis aqui, a carta de solvencia nem esta sendo pedida. E vocÊs estão tendo algum problema para fazer essa carta de solvencia? porque mano, ela é muito simples de ser feita, e é exatamente isso, vocês nao vao tirar nada, vão é fazer uma carta de solvencia escrita por vocês mesmo, digitada num computador, tem quer ter apenas os seus dados e do seu responsavel que ira te manter aqui na Bolivia, e depois só tem que autenticar a assinatura. Não tem segredo essa carta de solvencia pow, Já que a unica função dessa carta de solvencia e para poder provar que alguem tem condições de te sustentar aqui na Bolivia.
    Entendeu?
    Se tiver com mais duvidas pode pergunta.

    ResponderExcluir
  18. Daniel Gomes, As faculdades mais caras aqui na Bolívia são 250 dolares a mensalidade, ou seja, aproximadamente 500 reais. E existem tambem as de 125 dolares a mensalidade, ou seja, aproximadamente 250 reias a mensalidade, isso para os cursos de medicina, dos demais cursos como direito, engenharia, arquitetura... são a metade dos cursos de medicina. Na universidade qeu eu estudo pago 125 dolares a mensalidade de MEdicina, os outros cursos são 60 dolares.!
    -
    Desculpe, mas eu nao conheço esse Colégio na modalidade formaçao geral, mas e que escola é essa que não oferece diploma? Hm... No entanto esse estudo corresponde a um ensino medio completo?, porque seila cara, Você nao tem nenhum certificado?
    -
    Para o MEC, você tem que enviar o certifado e o historico escolar.
    Depois que esses documentos voltarem do MEC, você agora tera que envia-los para o MRE junto com a sua certidão de nascimento.
    E todos esses papeis tem que ser copias autenticadas em cartório.
    E depois que esses papeis voltarem do MRE, você levara todos para o Consulado, onde vocÊ tera alguns custos para obter os selos.
    E depois é só vim para bolivia.

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde!Gostaria q vcs me informassem aonde é q eu reconheço assinatura dos meus documentos,e se é necessario traduzir os docs aki mesmo no Brasil.
    Desde já agradeço vcs do blog,por ajudarem nós q também têm o mesmo sonho de cursar medicina no exterior.

    ResponderExcluir
  20. Gostaria q vcs me informassem se o uso do branco nas facul da Bolívia é obrigatorio ou é opcional?e quanto ao jalecó,onde compra?

    ResponderExcluir
  21. Gostaria de saber se todos os estudantes ai da Bolívia usam o branco?É obrigatorio usar o branco no primeiro semestre?As instituiçoes ofereçe o jalecó?

    ResponderExcluir
  22. Pedro Lucas, o reconhecimento das copias de documentos e das assinaturas são feitos no cartorio da sua cidade. Pode deixa para traduzir aqui mesmo(isso se eles cobrarem a tradução) e a tradução aqui é mais barata.

    ResponderExcluir
  23. Luizin, o branco nao é obrigatorio, pode vim do jeito que quiser, mas nas aulas praticas os doutores cobram os jalecos... os brancos para os laboratorios, e o verde para as aulas praticas de anatomia e as faculdades nao desponibilizam os jalecos, tem que compra-los por conta propria.

    ResponderExcluir
  24. Allan,o reconhecimento das assinaturas do certidão,histórico e diploma são feito em xerox dos mesmo ou nos originais?Os docs q eu devo reconhecer assinatura são apenas estes mesmo?
    Agradeço mais uma vez!!!

    ResponderExcluir
  25. Tem q ter original junto, faça quantas copias quiserem, mas para autentica-las, a original tem q ta presente. E para o reconhecimento de assinaturas pessoais, como por exemplo da carta de solvencia, a pessoa que assinou tem que esta presente no cartorio para pode ser validade a assinatura. Entende ?
    -
    Bom, os principais são esses mesmo. Tem tambem a carta de solvencia, mas atualmente não esta sendo tão obrigatorio. E o resto dos documentos tu pode deixar para tirar aqui mesmo na Bolivia, como os antecendentes criminais, teste de sangue...

    ResponderExcluir
  26. Allan,soluciona uma dúvida minha,quanto ao reconhecimento das assinaturas do certidao de nascimento e do historico escolar como é feito como mesmo?Pois algumas pessoas dizem que é de um jeito,outros dizem que é de outro jeito.Quero que vc me explica como vc fez,tirou xerox,reconheceu nos originais mesmo ou fez uma especie de documento no escritorio de contabilidade e depois autenticou.
    Explica pra mim como vc fez isso,tenho pressa ,pois estou indo à Brasília nesta segunda levar os docs no consulado da Bolívia.
    desde ja agradeço!!!

    ResponderExcluir
  27. Tiago, Bom... cara vc já levou no cartorio para fazer o reconhecimento? ou autenticar as copias já?. Porque esses documentos eles já reconhecem a assinatura no sistema deles mesmo, exemplo: a assinatura da diretora da sua escola já costuma ser cadastrada no cartorio local, e eles reconhecem sem problema, na hora, sem a necessidade da diretora ter q ir lá, diferente dos documentos pessoais, aqueles que vc mesmo assina e tem q ir pessoalmente para reconhecer a assinatura, entede?. Eu apenas levei lá e fizeram o reconhecimento numa boa das assinaturas, faça o mesmo apenas leve a original dos seus documentos que precisam ser reconhecidos, e se precisar de algo, ou faltar alguma coisa o pessoal mesmo do cartorio ira te avisar. E depois das assinaturas reconhecidas, faças as copias e autentique elas.

    ResponderExcluir
  28. Oi galera,já estou em Brasília tirando os docs!Onte eu fui no MEC e eles carimbaram apenas o certificado do ensino médio,pois eles disseram que o certidão de nascimento não precisa do selo do MEC,apenas o selo do MRE.Gostaria de saber se quando vc foi pra Bolívia precisou levar a xerox da certidão autenticada no MEC?Desde já agradeço!!!

    ResponderExcluir
  29. Tiago, a certidão de nascimento só vai mesmo para o MRE, para o mec é apenas o certificado e o historico escolar.

    ResponderExcluir
  30. Ola meu nome é Rafaela e quero Parabenizar pelo seu trabalho, fico feliz por saber que existe pessoas como vc, disposta a ajudar o próximo. Bom, eu estou com uma duvida, moro em Brasília e já arrumei todos os documentos no MEC e no MRE e ficou faltando ir ao consulado, hoje eu fui lá e eles disseram que estão sem selo a dois meses e eu teria que procurar outra cidade que tenha o consulado da Bolívia para poder selar meus documentos. eu queria saber se é necessário traduzir o histórico escola, o certificado de conclusão e minha certidão de nascimento, pois me disseram que pra tirar o visto é necessário, mais se for pra faculdade não é necessário. Por Favor tire essa minha dúvida. Deis de já agradeço.

    ResponderExcluir
  31. Rafael, Muito Obrigado. ;D.
    Então, Para a migração (vista) tu nem ira precisar do historio escolar e do certificado. Só da certidão de nascimento. Alguns dizem ser obrigatorio a tradução, outros dizem q nao... e eu nao trouxe nenhum documento traduzido, mas antes de entregar o certificado escolar e o historico a faculdade, tive q traduzilo, mas no entanto nao tive muitos problemas, os traduzir aqui mesmo na bolivia, eu contratei um advogado para fazer todas as minhas papeladas, por isso nao sei o preço exato da tradução aqui, mais creio q é muito mais barato q aí no Brasil.
    Entao, acho q tu nao precisa ter pressa para traduzir esses documentos, se quiser pode deixa-los para traduzir aqui mesmo, vai q tu tem a sorte de a faculdade nem exigir a traduçao... ;D
    -
    Bom, se eles disseram q tu tera q ir outra cidade para pegar outro selo... é bom ir, é necessario esse selo do consulado boliviano, mas a maioria das cidades q fazem divisa com a bolivia possui o selo, como Corumba.

    ResponderExcluir
  32. O q a Rafaela falou é verdade não esta tendo selo em Brasília e em muitos outros lugares.Mais falaram pra mim q é necessário ir no consulado mandar assinar,feito isso posso deixar para obter o selo quando estiver na Bolívia.
    Por favor vcs do blog comunique a Rafaela que faça isto

    ResponderExcluir
  33. O meu maior sonho é usar tudo branco,será q eu posso usar normalmente,já que eu estou começando agora?ou tem algum problema?

    ResponderExcluir
  34. Hm... eu nao sei disso cara. Tambem nunca ouvi falar q é possivel obter os selos dentro da Bolivia, já q eu vi faculdade obrigando a muitas pessoas a voltarem para o brasil para pegar esses selos do consulado boliviano no Brasil.
    Mas se é possivel atraves disso... eu nao sei ;S.

    ResponderExcluir
  35. Luis, Acho q pode sim cara, já q o branco e o nosso uniforme n´;P. Mas por enquanto procurer só usar dentro da faculdade, pq fora da universidade tu ira chamar mais atenção e ninguem sabe que vc esta apenas iniciando o curso.

    ResponderExcluir
  36. olá, pretendo ir para para o segundo semestre de 2012 a respeito da cartA de solvencia deve ser em espanhol , castelhano e quanto deve ser o valor adequado contido?
    A respeito da matricula faço quando chegar em santa cruz ou envio o dinheiro para que alguem faça pra mim ?
    e a passagem de BH-MG sabe quanto é?
    tem uma vaga onde voce mora?
    aguardo contato

    ResponderExcluir
  37. ai gostaria de informação sbre moradia, como consigooo uma?

    ResponderExcluir
  38. estou indo para udabol...mais preciso de informação sbre moradia e como conseguir ou dividir...msn phaige_16@hotmail.com

    ResponderExcluir
  39. bem explicado este POST... NA PROFUNDIDADE, nao eh nada superficial... realmente eh bem caprichado.
    vc saberia me dizer qt custa um imovel (casa com 1 ou 2 quartos)ou terreno, a no maximo meia hora (de moto) da ucebol ou unifrans?
    tb gostaria de saber se na udabol a CREMER ADVOGADOS esplora os alunos cobrando preços ABSURDAMENTE altos por seus serviços (nao sei se eh verdade isso q li outro dia ... aih por enquanto deixei a udabol fora dos meus planos). se puder tire minhas duvidas.
    obgd
    abçao

    ResponderExcluir
  40. Galera, desculpe por nao estar respondendo os recados... é que q foi meio complicado esses dois ultimos meses...
    NEsse momento ja estou de volta na Udabol, e logo voltarei esta respondendo seus recados.
    -
    Só respondendo a pergunta sobre CREMER advogados...
    É eles cobram preços altos para mexer com seus documentos... é muito mais barato mexer sosinho, mas caso tu esteja muito enrolado com papeis e nao saber oque fazer... é bom recorre-los, já q por trabalharem para a Udabol, Eles te livram de qualqr problema q possam ter la dentro.

    ResponderExcluir
  41. queria uma informação, estive vendo em algumas comunidades de medicina na bolivia e em um site de uma menina, que agora não pode mais convalidar matérias , que o brasil só esta aceitando matérias convalidas na faculdade publica da bolivia... e agora?
    copia do que li no blog.

    http://medicinaemcochabamba.blogspot.com.br/2011/11/matricula-na-unifranz-2012.html


    TERÇA-FEIRA, 15 DE NOVEMBRO DE 2011
    REVALIDAÇÃO NO BRASIL!!!
    GENTE... PEGUEM CANETA E PAPEL EM MÃOS E TOMEM NOTA DE TUDO O QUE IREI FALAR. EXTREMAMENTE IMPORTANTE!

    Dia 15 teve uma palestra com uma advogada brasileira completamente competente e que nos esclareceu TUDO sobre o "Bicho de 7 cabeças" que é a Revalidação Médica pra algumas pessoas. Tentarei aqui organizar as minhas idéias da melhor maneira possível para que fique tudo bem claro.

    1) Aos que já possuem uma graduação na área da saúde e querem convalidar disciplinas aqui: DESISTA!
    MOTIVO: Descobrimos que muitas Universidades aqui te metem lá na frente tipo no 4º período dizendo que vc convalidou disciplinas, porém quando vc receber o seu diploma, ATUALMENTE só é aceito no BRASIL as matérias que são convalidadas na UNIVERSIDADE FEDERAL SAN SIMÓN. Portanto, vc tem que enfrentar uma prova pra entrar nessa FEDERAL daqui, mas caso consiga burlar os meios legais e entrar sem prova, o seu HISTORICO fica em 1 ano de análise até ser liberado, se as matérias forem creditada, aí sim a SAN SIMÓN em parceria com outra faculdade particular daqui libera as matérias creditadas. SE NÃO FOR DESTA FORMA, VC CHEGANDO NO BRASIL DEVERÁ VOLTAR PRA BOLÍVIA E ESTUDAR ESSAS MATÉRIAS TUDO DE NOVO! AS LEIS MUDARAM. FIQUEM LIGADOS! MELHOR COMEÇAR DO ZERO.

    ResponderExcluir
  42. Bruno, tu pretende convalidar materias ? Bom, eu nao sei de nada disso, mas a verdade é que algumas faculdades aqui mesmo, quando tu chega para convalidar , eles ja te colocam no 5 semestre... Pulando materias que voce nem chegou estudar realmente.

    ResponderExcluir
  43. opa allan, sim, eu pretendo convalidar as materias que cursei aqui no brasil na facil de enfermagem, mas eu tou preocupado com essa historia que nao achei referencias, ja pensou eu formado, chego no brasil e tenho q voltar e fazer as materias que eliminei? hehe ae fica complicado!!

    ResponderExcluir
  44. Pois é cara... eu perguntei para alguns amigos aqui e ninguem tambem chegou ouvir nada disso... mas seria bom se informar melhor por ai no brasil mesmo, talves no conselho regional de medicina...
    Talves isso só seja historia para nos assustar, talves não... mas oque tem de enfermeiro, fisioterapeuta, odontologos que chega aqui é convalida materia é pouco não... todos os semestres eu conheço gente nova que chegar aqui e convalida materias nessa Udabol.
    Se isso realmente for verdade, rapaz vão ser milhares de estudantes que terão problemas...
    É muita gente que convalida materias... enfermeiros entao... é oque mais tem.

    ResponderExcluir
  45. www.drluisfelipe.com

    Olá! Divulgo no meu blog notícias também sobre o ensino médico no exterior! Espero poder ajudar, abraços!

    ResponderExcluir
  46. o/ vlw pelo post!! alguem ai vai pra UCEBOl em 2013??

    ResponderExcluir
  47. Olá, me chamo Leonardo e gostaria de fazer alguns apontamentos aqui noo seu Blog:

    - Primeiramente parabéns pela iniciativa, manter um blog não é fácil, ainda mais por um estudante de medicina, levando em consideraçao que deve ter uma agenda bastante apertada.
    - Gostaria também de saber sua opnião quanto aos laboratórios (anatomia, bilogia, genética, farmacologia), você comparou a disponibilidade de materiais pela universidades antes de escolher a que iria estudar?
    - Estou providenciando minha documentação para ingressa no curso de medicina em 2013 talvez no segundo semestre, dado ao pouco tempo que ainda tenho, e gostaria de saber se é necessário reservar vagas/matrícula?
    - Como é a biblioteca na universidade que estuda? Tem acesso a internet? Abre aos sabados?

    Se permitir gostaria de deixar meu de e-mail/msn para manter contato com pessoas interessadas em ir estudar em Santa Cruz.

    leonardo.zorzelli@hotmail.com

    Moro em São Paulo, quem estiver interessado me adiciona aê.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  48. vou me tranferir da UNITEPC para UDABOL ambas em cochabamba !!

    UDABOL é uma boa ?

    ResponderExcluir
  49. Meu caro blogueiro....Gostaria de saber se existe Matrícula para o estudante iniciar o curso de medicina no segundo semestre de 2013 e caso positivo a data limite para realizar o trâmite legal junto a Faculdade. Grato

    ResponderExcluir
  50. Sim, a maioria das faculdade abre suas inscrições no meio do ano, e sempre no periodo de Julho a primeira ou segunda semana de Agosto, é só vim nesses meses q tu encontra uma vaga.
    Se seus documentos estiverem em tramite, a faculdade dara o tempo que precisar, desde q você comprove q seus documentos estão em "Trâmite".

    ResponderExcluir
  51. Queror saber em relação a certificação do curso, posso trabalhar no Brasil sem nenhuma problema?

    ResponderExcluir
  52. Oi galera tava vendo este blog, vc explicou tudo mt bem, eu tbm passei por tudo isso, e agora minha irmã tbm está fazendo medicina ai na Bolivia, depois do curso eu demorei mt tempo até conseguir encontrar uma solução para reconhecer o curso de medicina aqui no brasil, conheci esses caras aqui passo e recomendo, meu diploma foi reconhecido na europa e agora aqui no brasil e já tou com tudo reconhecido, recomendo mesmo vejam o site deles http://consultoriad1.wordpress.com foram atenciosos comigo, no inicio não tava levando muito a sério mas depois resolveram foi questão de 6 meses, e melhor paguei uma taxa apenas e quando me entregaram o processo todo na mão aqui no brasil é que paguei. Deixo meu email pra quem precisar tirar duvidas deboramolhada55@outlook.com

    ResponderExcluir
  53. Estou querendo ir pra udabol mais de santa cruz qual os estudantes estao mais satisfeitos parece que a udabol eh mto desorganizada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, não tem uma aqui que é conhecida por ser organizada.....
      O problema é q a Udabol é a mais numerosa em questão de Alunos, e no lugar de eles ja começarem a limitar as vagas... Eles ainda continuam inscrevendo um numero muito grande de Alunos novos todos os semestres, e não tao dando conta de administrar todo esse povo...

      Excluir
  54. Olá amigo gostaria de saber como faço para chegar até a Bolivia moro em Minas Gerais qual seria o caminho , tem que ser somente pelo Mato grasso do sul atravessando o Paraguai ou tem outro caminho mais perto ? qual foi o que vc fez? imail,ado167@hotmail.com

    Atenciosamente.
    Addo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem Corumba no Mato Grosso do SUL!, aí lá é só vocÊ cruzar a divisa e ja esta na bolivia.

      Excluir
  55. oi meu nome Lucas Azevedo de Melo quero fazer a faculdade de medicina na Bolívia mas não conheço ninguém, na sua opinião qual ea melhor faculdade, e quais os documentos que preciso para ficar na Bolívia e para me ingressar na faculdade de medicina e aonde pedir esse documentos?
    Eu pretendo ir para a Bolívia em Fevereiro de 2014 até quando vão as inscrições da faculdade, pois estou servindo na cidade de Aquidauana Mato Grosso do Sul no
    9°Batalhão de Engenharia de Combate só poderei ir depois que receber a baixa do Exercito.

    ResponderExcluir
  56. ola´Allan adorei seu blog, pretendo ir para a Bolívia em 2014, e gostaria de saber qual endereço devo mandar a minha documentação para o MEC e no MRE?

    ResponderExcluir
  57. Allan você pode me passar seu email ? estou um pouco perdida sabe..
    joyceduarte_@hotmail.com

    ResponderExcluir
  58. Olá estou com dúvida e gostaria que alguém me ajudasse, no meu caso eu sou casada, eu preciso mandar pra legalizar no MRE, a minha certidão de casamento ou a minha certidão de nascimento? por gentileza se alguém souber qual das duas me informem.

    ResponderExcluir
  59. Ola quero me enforma que eu termino o ensino medio em dezembro de 2013 e fico maior de idada em maio de 2014 quero saber se tem como eu engressar na faculdade ? aguardo respostas . bear_lup@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Problema é ingressar no país, tu tem que ir junto com seus responsaveis, mas eles complicam as vezes para deixar menor idade entrar no país, então oq muitos fazem é se emancipar.

      Excluir
  60. Ola Allan estou com minha documentação pronta. Firma reconhecida nos docs originais e tirei xerox autenticada (2 de cada). Vou a Brasília semana que vem, pois moro a 150 km de la. Minha dúvida é se vou pegar os selo nos originais ou nas Xerox, pq se for nas xerox vai ficar mais caro. Posso legalizar os originais e depois tirar xerox autenticada, é aceito dessa forma ??

    ResponderExcluir
  61. Ola Allan estou com minha documentação pronta. Firma reconhecida nos docs originais e tirei xerox autenticada (2 de cada). Vou a Brasília semana que vem, pois moro a 150 km de la. Minha dúvida é se vou pegar os selo nos originais ou nas Xerox, pq se for nas xerox vai ficar mais caro. Posso legalizar os originais e depois tirar xerox autenticada, é aceito dessa forma ??

    ResponderExcluir
  62. Ola Allan estou com minha documentação pronta. Firma reconhecida nos docs originais e tirei xerox autenticada (2 de cada). Vou a Brasília semana que vem, pois moro a 150 km de la. Minha dúvida é se vou pegar os selo nos originais ou nas Xerox, pq se for nas xerox vai ficar mais caro. Posso legalizar os originais e depois tirar xerox autenticada, é aceito dessa forma ??

    ResponderExcluir
  63. Ola Allan estou com minha documentação pronta. Firma reconhecida nos docs originais e tirei xerox autenticada (2 de cada). Vou a Brasília semana que vem, pois moro a 150 km de la. Minha dúvida é se vou pegar os selo nos originais ou nas Xerox, pq se for nas xerox vai ficar mais caro. Posso legalizar os originais e depois tirar xerox autenticada, é aceito dessa forma ??

    ResponderExcluir
  64. Ola Allan estou com minha documentação pronta. Firma reconhecida nos docs originais e tirei xerox autenticada (2 de cada). Vou a Brasília semana que vem, pois moro a 150 km de la. Minha dúvida é se vou pegar os selo nos originais ou nas Xerox, pq se for nas xerox vai ficar mais caro. Posso legalizar os originais e depois tirar xerox autenticada, é aceito dessa forma ??

    ResponderExcluir
  65. Ola Allan estou com minha documentação pronta. Firma reconhecida nos docs originais e tirei xerox autenticada (2 de cada). Vou a Brasília semana que vem, pois moro a 150 km de la. Minha dúvida é se vou pegar os selo nos originais ou nas Xerox, pq se for nas xerox vai ficar mais caro. Posso legalizar os originais e depois tirar xerox autenticada, é aceito dessa forma ??

    ResponderExcluir
  66. Ola Allan estou com minha documentação pronta. Firma reconhecida nos docs originais e tirei xerox autenticada (2 de cada). Vou a Brasília semana que vem, pois moro a 150 km de la. Minha dúvida é se vou pegar os selo nos originais ou nas Xerox, pq se for nas xerox vai ficar mais caro. Posso legalizar os originais e depois tirar xerox autenticada, é aceito dessa forma ??

    ResponderExcluir
  67. Ola Allan estou com minha documentação pronta. Firma reconhecida nos docs originais e tirei xerox autenticada (2 de cada). Vou a Brasília semana que vem, pois moro a 150 km de la. Minha dúvida é se vou pegar os selo nos originais ou nas Xerox, pq se for nas xerox vai ficar mais caro. Posso legalizar os originais e depois tirar xerox autenticada, é aceito dessa forma ??

    ResponderExcluir
  68. irei para santa cruz estudar medicina sou maranhense, estou procurando alguem que tambem vá morar e estudar medicina lá, quero dividir apartamento meu nome é Milla, caso tenha alguem interessado por favor deixe contato aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo, ja esta com a documentação em dia? faço os tramites dos documentos aqui em Brasília (MEC, MRE e Consulado da Bolivia). qualquer duvida so entrar em contato! jorgemenacho@msn.com

      Excluir
  69. gotaria de informações sobre a udabol de la paz,e a quantidade de brasileiros residentes por lá... de já grato

    ResponderExcluir
  70. porque a Udabol no deja retirar los documentos para hacer la transferência para el Brasil o al Paraguai ??.............tengan cuidado de um tal de Casa Grande grande picareta PICARO.........trabaja dentro de la Udabol y roba los Brasileiros......

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

assine o feed

siga no Twitter

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Proudly powered by Blogger
Copyright © 2012. Internet: Uma mina de OURO - All Rights Reserved
Template Design by Creating Website Published by Mas Template Download This Free Blogger Template